Dia 10: projeto inovação educacional em foco

Uau! Que dia lindo! Lindo estéticamente falando (porque hoje o céu abriu totalmente e o sol brilhou forte apesar do frio de 8 graus) e lindo também de aprendizados!

Ontem choveu muito, o dia foi completamente cinza. E hoje o exato oposto. É realmente interessante e instigante essa variação aqui – o que, conforme Tanel Oppi (head de inovação e educação da INNOVE) disse ontem durante o seminário que participei, configura o mindset do estoniano que “age sem esperar que o sol se abra” (porque nunca se sabe muito bem quando vai ser. E nã é de temperatura que estou falando. Ontem e hoje a temperatura foi semelhante. Mas um com muita chuva e outro de céu completamente azul…

Está sendo maravilhoso constatar a valorização da educação como cultura aqui e o quanto eles alinham as estratégias de educação de acordo com suas metas de desenvolvimento econômico.

Hoje estive com Andres Pajula, secretário da Educação de Tallin (capital da Estônia) que é referência para todo modelo estoniano e ele falou muito das habilidades sócio-emocionais, especialmente de como elas fazem a diferença na primeira infância.

Segundo ele, 94% das crianças entre 3 e 7 anos de Tallin estão na escola onde o que fazem é valorizar o brincar e o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais através das brincadeiras. Contou também o quanto percebem na prática que essas crianças se desenvolvem muito melhor nos anos seguintes.

Aqui na Estônia eles realmente utilizam muitas metodologias ativas de ensino e aprendizagem. A tecnologia tem sido vista não só como uma estratégia da educação para contribuir com a manutenção do título de e-país (país mais digitalizado do mundo) que a Estônia tem, mas também como ferramenta que conduz a aprendizagem de habilidades emocionais para além das técnicas.

Visitei também um centro de práticas da universidade tecnológica de Tallin que funciona como um coworking. É um espaço aberto para a comunidade em que os alunos da universidade utilizam gratuitamente para desenvolverem seus projetos e empresas e demais interessados alugam.

Neste centro foi especialmente interessante perceber que a maioria das iniciativas são voltadas para o engajamento de crianças às novas tecnologias e também como recursos didáticos extra-classe para aprenderem sobre temáticas diversas.

Um comentário em “Dia 10: projeto inovação educacional em foco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s