Curiosidade

A mente da criança, mais especificamente do bebê, não conhece naaaada. Já parou pra pensar que eles nunca estiveram aqui antes? Tudo é novo. Divertido ou assustador.

Essa é uma das razões pela qual o olhar da criança é sempre curioso. Os bebês nascem e arregalam os olhos para conhecer o mundo a sua volta. É mesmo depois de uns 2 ou 3 anos de vida ainda tem taaaanto a conhecer que eles ainda tem muitas atitudes curiosas.

Curiosidade é a terceira habilidade infantil que eu sugiro que nós, adultos, resgatemos se quisermos prosperar neste século XXI.

Como essa habilidade interfere na vida do adulto?

EM CASA:

Quando direcionamos a curiosidade para o outro,

especialmente nas nossas relações sociais e familiares podemos dizer que essa é a habilidade que mantém os vínculos aquecidos. Ou seja, é a nossa atitude curiosa pelo outro

NO TRABALHO:

No cenário profissional e corporativo a curiosidade é extremamente valiosa porque amplia seu repertório de recursos, de ferramentas, de soluções e este é o principal pré-requisito para agir criativamente e inovar. E eu nem preciso dizer como isso é importante hoje em dia no mercado de trabalho, né?

Como nutrir essa habilidade nas crianças?

EM CASA:

Conseguimos nutrir a curiosidade da criança de varias formas. Duas delas destacarei aqui. A primeira é respeitando seu tempo de brincar sozinha e em silêncio. Pois é nesse momento que a criança está conhecendo todas as possibilidades daquele brinquedo e também suas próprias possibilidades. Ela está usando a curiosidade a favor de seu desenvolvimento.

A segunda dica é estimular a criança a se interessar por coisas novas, nunca forçando mas dizendo por exemplo “nossa! O que é aquilo?” , “que textura aquilo tem?”, “como será que usa isso?”.

NA ESCOLA:

Brincar de esconder brinquedos pela sala.

Oferecer caixas-secretas: caixas com dois buracos para a criança colocar as mãos e descobrir o que tem dento da caixa. Essa caixa também trabalha a imaginação.

Propor visitação a espaços novos (salas de outras crianças, secretaria, diretoria) acompanhados de caderno das descobertas, em que as crianças anotarão tudo o que descobrirem no ambiente visitado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s